Texto 27 – O QUE REALMENTE IMPORTA DISCUTIR DE POLÍTICA PÚBLICA DE TURISMO, À LUZ DAS ELEIÇÕES 2016. Série Políticas de Turismo, por Eduardo Mielke.

Prefeitáveis ouvem:  “…candidato, precisamos de divulgar mais os nossos atrativos, mais propaganda … mais eventos. E eles respondem: “…nosso plano blaster está pautado justamente no  marketing…”. Clichê dos clichês, como “o turismo é importante para gerar emprego local”. Este senso –pe(r)dido-comum se repete a cada 2 anos, como um mantra mandrake.  Credo!

Se você acha que se não for por isso, não há mais o que discutir sobre turismo, então é melhor rever seus conceitos agora! Não há como reclamar depois, se o Prefeito dizer a você que não tem recurso para fazer divulgação.

Olhe pela prateleira de cima! Realize nesta ordem:

1o É “desafiador” concatenar uma seqüência regular de investimentos oriundos do poder público, frente ao dinamismo de mercado turístico, ainda mais prevendo o futuro, com orçamento que é aprovado no passado. 2o Mesmo que com recurso, divulgar para quem e aonde? Ou vai atirar para todo lado? 3o E as reclamações e queixas dos turistas sobre sua cidade, será que recaem sobre a propaganda que viram?

Para que você entenda esta ordem, vamos de trás para frente  :

3Pedir mais apoio da prefeitura, para que ela resolva os problemas do turismo da sua cidade, sobre a ótica da prefeitura, não é, nem de perto, a pauta. Segurança, transporte, lixo, pronto-socorro, informações, mobilidade e acessibilidade, são estes os itens que os turistas e eleitores reclamam de fato. Não que tudo isso perpasse pelas políticas públicas de turismo, não é mesmo? Ou seja, pedir apoio para divulgar, não é tangível.

2o Antes de fazer divulgação pergunto a você: Há um mínimo de consenso estratégico do que se quer para o turismo da cidade? A Política de Turismo inclui o C&VB e o COMTUR em seu modus operanti? Há parceria ou bláblá + cafezinho? E a sazonalidade,  a Política de Turismo condiciona a atividade como catalisador do perfil (is) econômico local? Naquela política, há diretrizes para que os roteiros estejam estruturados de forma cooperada? Todos entendem comissão? Aliás, o mercado pleiteado sabe que você existe? Ou seja, turismo é feito em bloco e pelo mercado. Só através dele que destinos avançam e crescem.

Isto porque…1o Quando você viu, já foi. A lentidão e a falta de regularidade, que vai ao sabor de interesses desconexos compromete qualquer qualquer coisa, como por exemplo a competitividade da sua cidade. Só isso…

Portanto, antes de sair pedindo a esmo mais propaganda, peça algo mais nobre, como uma Política de Turismo que crie condições claras e dentro de um ambiente sadio,  onde possamos exercer o (A) conceito de Cooperar para Competir. O resto vem a reboque…inclusive a propaganda. Pense nisso.

Dúvidas, esclarecimentos, pergunte!

Abr. Mielke, Dr.

Deixe um comentário