Texto 38 – POR QUE NINGUÉM VIAJA PARA O BRASIL? REPORTAGEM COMENTADA DA SUPER INTERESSANTE QUE SAIU RE-EDITADA EM 14/10/2016. Série Política de Turismo, por Eduardo Mielke.

Cansei de blá-blá- IÔ-IÔ-blá-blá!…

Esta semana o facebook foi bombardeado com o artigo da Super POR QUE NINGUÉM VIAJA PARA O BRASIL? Ainda que traga erros técnicos como o de não considerar, por exemplo, a influência do peso dos mercados regionais (com é o caso do Chinêz sobre o fluxo à Tailândia), ele destaca em suma, os nossos gargalos. Recorrentes gargalos!… Que volta e meia dá meia volta e aparecem para dar um “Hello!!” Chega de dar voltas…estou tonto! Credo! Aqui me atentarei a um especificamente…

Veja. Ainda que tenhamos nos últimos 10 anos uma sequência de Mega Eventos (PAN+JMJ+JMM+COPA+OLIMPÍADAS) propaganda NÃO É, NÃO FOI E NUNCA SERÁ suficientes para fazer o turismo da sua Cidade decolar. Esta política romana do panem et circenses ou “pão e circo” não cola mais. Inclusive a insistência nela É, FOI E SERÁ sendo a principal causa deste vai Io-iô do mais do mesmo. Se você ainda acredita nisso, troque o disco. #VAZA IÔ-IÔ!

Turismo é um atividade de percepções. Turismo é uma atividade de ponta. Ela é resultante de como a sua Cidade está sendo administrada em todos os níveis. Desde limpeza das ruas ao hotel, da segurança ao acesso ao atrativo, da pobreza nas ruas ao restaurante, e do bem estar da população ao atendimento do Guia. Tudo faz parte de um conjunto de percepções que resultará na experiência da viagem. E é deste somantório, destas várias percepções das pessoas, é que se faz um Destino. Complexo não? Pois é, por isso não é para amadores.

Onde estamos errando? Simples! Basicamente em não sermos hábeis o suficiente para tratar a atividade turística verdadeiramente como um pilar ou viés de DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, na geração de emprego e renda nos municípios.  Para este fim, as demandas estruturais, legais e de incentivos urgem, e não se vê movimentações consistentes neste sentido. Permeia-se o real debate. Ainda que a propaganda é a alma do negócio, no Turismo esta regra tem muitas exceções. Perceba, nada é à toa. Parece que paramos no folder, não desgrudando dos limites do debate entorno da promoção turística, como se fosse essa a única e a mais importante pauta de Política de Turismo.

Nada é por acaso que inclusive …

http://www.revistahoteis.com.br/tv-trip-sera-apresentada-hoje-na-camara-dos-deputados/

…fiquei tonto de novo!

Dúvidas, esclarecimentos? Escreva.

Um abraço

Mielke, Dr.

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