SIMTUR, o livro. Entenda o que ele trás para melhorar o Turismo no seu Município.

O QUE É O SIMTUR?

É um conjunto de orientações e dicas práticas, que objetivam única e exclusivamente colocar a sua Cidade no Mapa Turístico nacional. Os 15 capítulos mostrarão a você os melhores caminhos de como fazer o Turismo crescer qualitativamente, engajando as pessoas e instituições, a partir da construção sólida de acordos, onde todos sabem o seu papel e responsabilidade.

Município competitivo é aquele que sabe no dia-a-dia o que é cooperar. O livro vai te ensinar a como transformar união em resultado. E resultado, é mais taxa de ocupação na hotelaria, mais refeições vendidas, mais eventos, mais trabalhos para os Guias e Agencias de Receptivo = mais emprego e renda gerados no Município pelo Município.

O Sistema Municipal de Turismo é uma engrenagem colaborativa formada por três peças-chave: COMTUR + C&VB (ou o Núcleo de Turismo da Associação Comercial ou outra Associação, onde os mantenedores são essencialmente empresários) + SECTUR. Entendemos que uma gestão eficiente só se faz quando o COMTUR funciona. Porém, é vital saber como estruturar um COMTUR de fundamento. Certo?

Veja. É somente a partir da sólida e consistente geração de emprego e renda através do Turismo, é que a atividade ganhará maior espaço, notoriedade e reconhecimento como estratégico pela prefeitura e pela sociedade.

PARA QUEM O LIVRO SE DESTINA?

Para o Cidadão que é gestor público que está Secretários ou aquele que está para ser nomeado. Presidentes de COMTUR e Conselheiros. Diretores de Turismo e Equipes Técnicas de carreira que estão um pouco cansadas de explicar outra vez o que é Turismo para o novo secretário, ou que ainda sentem que o Turismo não é valorizado dentro da estrutura da própria Prefeitura. Bem como também, executivos de Associações de Turismo, Núcleos empresarias, de C&VB, de Cooperativas de Turismo e ONGs que tem em seu escopo de atuação, o Turismo.

QUAIS AS VANTAGENS DE LER SOBRE O SIMTUR?

PRIMEIRO é vital entender que não dá mais para fazer o desenvolvimento turístico sozinho. Governos e governantes precisam entender como saber engajar  o terceiro setor e o empresariado, para que ambos se sintam confortáveis e confiáveis no diálogo com o próprio poder público. Isso chama-se saber fazer governança com inteligência. Isso chama-se começar a ter um Destino Inteligente. Desde Leis, agenda legislativa e as relações institucionais, são temas abordados ao longo dos capítulos do livro.

SEGUNDO é muito importante perceber como se faz promoção turística do seu município, a partir do DNA dele e do que o mercado está posto a este consumo. É através da inserção do Turismo dentro dos principais setores da economia local é que é possível ter um calendário de eventos de fundamento.

E neste contexto, é mais do que imprescindível saber entender (e saber lidar) na prática, o processo de envolvimento e comprometimento da cadeia de valor do turismo ao processo de crescimento qualitativo do Turismo. Desde mídias sociais a comercialização e promoção feita de forma cooperada, são método infalíveis de divulgação inteligente do que o seu Município tem de  melhor. Tudo isso é conteúdo também do livro.

Não perca a oportunidade de ler o que realmente funciona para que a Gestão do Turismo torne-se algo nobre, competitivo e que propicie aquilo que mais defendo: a geração de emprego e renda local.

O Livro não é um compêndio dos textos do Blog. Aliás, eles são leitura complementar aos assuntos tratados no livro, que é inédito e original. O livro não é acadêmico, ainda que tenha algumas e pontuais referências.

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Boa leitura e obrigado pela confiança.

Dúvidas e esclarecimentos? Escreva, não hesite em perguntar o que não ficou claro.

Abraço,

Eduardo Mielke.

 

 

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