Desde muito, tenho chamado a atenção da importância do DESENVOLVIMENTO DO TURISMO MUNICIPAL a partir e através dos BAIRROS. Muito provavelmente você já deve ter ouvido da importância do turismo local ou de base local. Ou aquele jargão-verdade-verdadeira “o Turismo será bom para o turismo se for ótimo para os moradores locais” (ou algo assim). A competitividade nasce de dentro para fora. E pela análise e vivência do DNA do seu Município, na sua essência, que nos tornamos diferentes. Bem, com aquelas dicas e orientações que você só encontra aqui no Blog, hoje você vai ver como fazer deste conceito seu plano de Governo.
Ah! Se esta é a sua primeira vez, seja bem-vindo ao Blog Gestão & Política de Turismo no Município. Desde 2016, mais de 40 mil pessoas já leram os textos. O objetivo aqui é te ajudar a colocar sua Cidade no Mapa do Mercado Turístico e de Eventos. Se já acessou outros textos, obrigado mais uma vez pela confiança. Se gostou, compartilhe e curta!! Muito obrigado pela confiança. E o mais importante, se copiou algum trecho ou fez referência, cite a fonte. Seja ético. 😉
Que tal invertermos o raciocínio… vamos fazer o caminho de trás para frente…
Feche os olhos e imagine o cenário ideal: O seu Município recebendo um fluxo turístico constante e de qualidade ao longo de todo ano. E que toda vez que algo acontece, ou a cada evento, é sinal certo de “casa cheia”. DINHEIRO NOVO ENTRANDO. E a cada dia é mais comum alguém conhecer alguém que acabou de começar a TRABALHAR em algum hotel, ou pousada, ou restaurante…ou que se tornou Guia de Turismo, ou abriu uma Agência de Receptivo com Vans….etc… Você percebe os INVESTIMENTOS sendo feitos e você já pensando nos próximos PROJETOS para deixar sua Cidade sempre em destaque… Imaginou o sucesso?
Tecnicamente falando, este cenário só é possível quando a oferta do seu Município é PLURAL E DIVERSIFICADA, DISTRIBUÍDA em POLÓS em diversas áreas da sua Cidade, e temperada constantemente com o toque da inovação, oferecendo qualidade e novidades. Trata-se da construção de um DINAMISMO EM UM AMBIENTE, onde qualquer novo negócio já começa VENCEDOR. Onde o nível de COOPERAÇÃO LOCAL já atingiu aquele nível onde literalmente “plantando (quase) tudo dá”. Onde a INOVAÇÃO nos negócios se reflete na melhor competitividade e num equilibrado fluxo da demanda ao longo do ano.
Então, qual é a ORIENTAÇÃO: Secretário (a), faz muito mais sentido identificar zonas nos bairros da sua Cidade, onde já há uma OFERTA EXPONTÂNEA de serviços de A&B – bares, restaurantes, cafés – mesmo que ainda não consolidada. E a partir daí, é:
- Buscar investimentos públicos, com projetos de MOBILIÁRIO URBANO (olha a importância do SICONV aqui e estude o Plano Diretor da sua Cidade), na melhoria do acesso, acessibilidade e sinalização, trazendo prosperidade e revitalização ao local.
- Articular com o suporte destes empresários locais e as respectivas associações de bairros PEQUENOS EVENTOS COMUNITÁRIOS (olha a oportunidade de pedir a ajuda do Vereador do bairro aqui). É a partir deles que você poderá ver os pequenos setores econômicos locais florescerem nos bairros, solidificando a identidade ao mesmo tempo que gera empregos e renda.
Quando você olha para o bairro e trás as pessoas e as famílias para rua, em um ambiente comunitário e com segurança, você trará a reboque tudo o que é bom: o sentimento de pertencimento, o de comunidade, o de orgulho de “sentir-se dali”, de civilidade, o de identidade e muitos outros. Será a partir deste turismo nos bairros (do local para o local SEMPRE E 1o LUGAR!!!) que você trará aquele EFEITO PIPOCA, que tanto comento em meus textos. Serão as pessoas que irão frequentar AQUELES BAIRROS que farão toda a propaganda para o seu Município, e não a SECTUR. E estamos falando de uma divulgação INTERMITENTE, PLURAL, DIVERSIFICADA, HONESTA e com cara de “envelopinho marcado”, pois as pessoas irão falar bem da sua Cidade para quem elas conhecem. E aí que você começará a identificar o real DNA DA SUA CIDADE. Não aquele idealizado (que as vezes não é muito tangível), mas sim, AQUELE QUE É REAL, CRIADO A PARTIR DE DENTRO PARA FORA, da base e da essência. Isso é COMPETITIVIDADE TURÍSTICA. Isso é SUSTENTABILIDADE !!! Pense nisso.
Secretário (a), lembre-se da sua função: ARTICULAR E CAPTAR RECURSOS PARA OBRAS E PROJETOS. Logo, ao invés de ficar desesperadamente buscando o turista lá fora, tentando convencê-lo de te visitar a partir de uma campanha (normalmente de curta duração e pontual), gastando um dinheiro caro e difícil de mensurar o seu retorno. Re-calibre urgentemente este esforço e energia. Olhe para os bairros!!!! Já!!!! Seu DNA e a sua competitividade real moram lá também! Pense nisso!
Espero que a leitura desdes textos te ajudem a olhar para o que interessa e o que dá resultado. Pense nisso. Para mais detalhes, dúvidas ou esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo ou escreva para eduardomielke2@gmail.com
Obrigado pela confiança e até o próximo texto.
Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Neste ano de 2021, completo 20 anos como Professor de Turismo e 17 anos como consultor. Desde 2004, meu trabalho é ajudar você, que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são também para orientar Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. Turismo é negócio. Turismo é no município. O resto é conversa fiada.
Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para eduardomielke2@gmail.com
Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!