TEXTO 169 – PRESTÍGIO!!! 5 PASSOS DE COMO COMEÇAR A RECUPERAR E DEIXAR SUA SECRETARIA PRONTA PARA O ANO QUE COMEÇA. Série SIMTUR, por Eduardo Mielke.

Prestígio é tudo! Você nunca se perguntou o porquê do orçamento da Secretaria de Turismo ser tão baixo? Ou, o porquê que o Turismo é tratado muitas vezes como um braço dos eventos ou das festas da própria prefeitura? E, o porquê também de quando olhamos para o setor privado, temos uma baixa participação do empresariado? Pois é…Tudo é uma questão de prestígio. Vamos mudar isso?

Ah! Se esta é a sua primeira vez, seja bem-vindo!!! O objetivo aqui é te ajudar a colocar sua Cidade no Mapa do Mercado Turístico e de Eventos. Se gostou, compartilhe e curta!! Muito obrigado pela confiança. E o mais importante, se copiou algum trecho ou fez referência, cite a fonte. Seja ético. 😉

Ter perstigío é um processo, que nada, absolutamente nada tem a ver com a cultura da cidade. Puro blá-blá-blá. E se isso fosse verdade, cidades não seriam mais adiantadas que as outras, e todas seriam iguais, certo? Então, para que você possa avançar neste terrano, veja aqui 5 passos com orientações e dicas, muito importantes!!

PASSO 1. Caindo na real.

Busque os porquês do empresariado não estar contigo, Secretario. Por que que eles não participam do COMTUR? Porque que para manter o C&VB preciso ainda depender dos amigos dos amigos? Por que ter uma audiência com o prefeito é uma lenha? Pois, tudo é uma questão de prioridade e se Turismo não é, então há um porquê(s)!..Normalmente são vários porquês!! Logo, precure investigar isso a ffffffuuuunnnnndoooooooooo…

PASSO 2. Olhando para o real.

Após feita esta investigação, vamos agora mais a fundo…! Tente extrair o que faz sentido para o seu público de interesse. E sentido é, o que faria eles se engajarem? O que faria o Prefeito te receber com mais frequência? O que deixaria o Turismo no radar dos grandes empresários da Cidade? O que faria o COMTUR ser disputado? O que faria o C&VB ser muito forte? Percebe por onde vai a conta? E aqui vai uma dica: não perca seu tempo com qualquer coisa que não for de interesse restrito ao e do Município, ok? 🙂

PASSO 3. Agenda Positiva – Setor Público.

Começamos com o mais fácil. Prefeito gosta de projeto e recursos captados. Simples assim. Então é olho nos Editais, Convênios, Emendas Impositivas, agenda na capital do seu Estado e em BSB. Esse é o foco. Dica: para projetos, articule com as secretarias envolvidas. Converse com o pessoal da licitação, contratos, controladoria. Conheça as pessoas pelo nome. Entenda de processos e modelos de PPP. Traga dinheiro novo pelo estado.

PASSO 4. Agenda Positiva – Empresariado não Turístico.

Olhe para os setores que mais geram PIB no seu município. Me refiro aos grandes setores produtivos. Converse com eles e veja como o setor de serviços pode ajudar, para que estes setores ganhem força. Dica: um calendário de eventos anual que os inclua ajuda muito. O objetivo é trazer o que a Cidade produz como sua marca, trazendo os envolvidos a reboque disso tudo. Hoje 87% das cidades não fazem eventos relacionados com aquilo que ela é regionalmente/nacionalmente conhecida. Traga dinheiro novo pelo PIB do município.

PASSO 5. Agenda Positiva – Empresariado Turístico.

Jogar limpo é sempre melhor. Traga eles para o COMTUR, dando a eles poder e liberdade para contribuir. Secretário, não domine a agenda. Sem conversinha. Papo reto. Abra seu orçamento se for o caso, fazendo com que eles se sintam parte da gestão. Priorize as discussões do COMTUR sobre MERCADO e COMPETITIVIDADE. A conta aqui é, como podemos nos ARTICULAR para trazer mais negócios e mais dinheiro novo? Traga o empresário turístico que acredita em você mais próximo das oportunidades que surgem e que irão surgir. Dica: Chegou alguém para fazer um evento na sua Secretaria, chame o empresariado para fazer negócio com ele. Mediar sim, carregar o piano, não! Acolher sim, virar gincaneiro de evento de terceiros, não! Isso faz sentido? Traga dinheiro novo pela cooperação e articulação.

Siga os passos e depois me conta, ok?

Espero que a leitura desdes textos te ajudem a olhar para o que interessa e o que dá resultado. Pense nisso. Para mais detalhes, dúvidas ou esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo ou escreva para eduardomielke2@gmail.com

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!

Obrigado pela confiança e até o próximo texto. Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Desde 2004, meu trabalho  é ajudar você, que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são também para orientar Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. Turismo é negócio. Turismo é no município. O resto é conversa fiada.

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