Se você está pensando em criar roteiros, elaborar folders ou ficar fazendo eventinho-tapa-buraco, do tipo quermerce… Esqueça!!! São ações que nunca irão te levar a algum lugar. Você não precisa ficar refém desta trilogia dos horrores, nem de Planos Municipais complexos com “trocentas” ações….. Elas podem até impressionar pelo volume…masss…
Veja. Com equipe pequena e sem recurso, não dá para bobear. O seu resultado virá do quão focado é o gasto energético das suas ações que de fato importam. No post desta semana e da seguinte, você terá 04 FOCOS de ação que irão te ajudar a potencializar o seu trabalho…
Então vamos aos dois primeiros!!!!
FOCO 1 – PROMOÇÃO TURÍSTICA – VIA SIMTUR > COOPERAR PARA COMPETIR.
A demanda por ações promocionais é que nem pão francês. Todo dia vai parecer uma criatura na sua Secretaria, dizendo que o turismo não avança, por conta da falta de divulgação. E muitos empresários ainda acham que você é mesmo uma agência de Publicidade. Uma pena. Então!!! Já passou da hora de deixar bem claro, que seu papel é bem diferente. Se você ainda não o fez, está esperando o que mesmo?
Ao invés de… correr atrás da verba de propaganda que você não tem e nem sabe fazer, coordene para os equipamentos de A&B e dos MH façam a promoção do turismo da sua cidade (incluindo o calendário temático de eventos) de forma coordenada e sincronizada, através das respectivas mídias sociais (MS). Articule para que o conhecimento destas empresas sobre este assunto seja máximo. Lembre-se MS = postagens das pessoas = mídia expontânea = mais competitividade…
E tudo isso, irá te custar absolutamente nada. Será o resultado da pura articulação, que é o seu trabalho, Secretário. É na cooperação de esforços múltiplos com múltiplas linguagens, que atinge-se múltiplos bolsos.
Dica: Além disso, olhe para os Blogs de viagem e acompanhe o que eles estão dizendo sobre sua Cidade. Promova encontros deles na sua Cidade através do C&VB.
FOCO 2 – COLOCAR NA PRATELEIRA O TURISMO DA SUA CIDADE – VIA SUMTUR > UNINDO AS PONTAS.
Não será levando de baixo dos braços mapas apocalípticos do turismo municipal, nem os folders do desespero às feiras de Turismo, como a Abav, que sua Cidade irá ser vendida. Há um conceito básico aqui. As pessoas cada vez mais, acreditam menos no que o Estado diz sobre qualquer assunto, sobretudo de si mesmo. Aliás, você acredita nas propagandas governamentais? O consumidor também não.
Ao invés de… ficar batendo cabeça Secretário, use seu status para promover a cooperação entre os elos da cadeia de valor. Para isso, promova, como por exemplo, Rodadas de Negócios ligando os intermediários (Operadoras e Guias de Turismo de fora), com as empresas turísticas locais (Hotéis, Restaurantes, Atrativos e Agências de receptivo da sua Cidade e Guias de Turismo locais). Fortaleça estes elos comerciais e as oportunidades de negócios. É a partir deles que sua Cidade será inserida nas prateleiras desempoeiradas do turismo. Lembre-se: Turismo é negócio, e precisa de ambiente para girar. A competitividade vem da cooperação!!!
Na semana que vem, seguem Cos FOCOS 3 e 4 !! Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo
Abraço e obrigado pela confiança.
Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Meu trabalho é auxiliar Governos na busca por processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado. O resultado e o que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.
Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para eduardomielke@yahoo.com.br
Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!!!
1 comentário em “Texto 89 – COM UMA EQUIPE PEQUENA, NO QUE A SECTUR DEVE FOCAR PARA GARANTIR QUE OS RESULTADOS APAREÇAM? PARTE I. Série SIMTUR, por Eduardo Mielke.”