Texto 90 – COM UMA EQUIPE PEQUENA, NO QUE A SECTUR DEVE FOCAR PARA GARANTIR QUE OS RESULTADOS APAREÇAM? PARTE II. Série SIMTUR, por Eduardo Mielke.

Olá!! Seguindo com a Parte II… (Se perdeu PARTE I, clique aqui para acessa-la)

C – TOMADA DE DECISÃO – VIA SIMTUR > O COMTUR É A ARENA DE ACORDOS.

COMTUR não é um sucursal da Sectur. Se você Secretário, é o Presidente, saia do cargo agora. Desapegue!!! Desenvolvimento Turístico não combina com  governar sozinho!!

Ao invés de ficar batuta no púlpito, assuma o lugar como mais um músico afinado da orquestra. Transfira com parcimônia, todas as decisões sobre o Turismo da sua Cidade, (inclusive sobre o seu PPA), para o COMTUR. Estabeleça uma data para que você possa assumir, Secretário seu papel, deixando que o COMTUR assuma o dele. SIMTUR é isso.  Crie com isso um ambiente de confiança, ao mesmo tempo que você deve confiar nas pessoas, deixando que entidades e empresários sejam co-respensáveis, e não co-adjuvantes pela assunção dos rumos do Turismo em sua Cidade. Deixe claro até onde você pode ir, deixando da mesma forma que  entidades e empresas possam se expressar acerca também do seus próprios e respectivos limites. Quando cada um sabe opara onde ir, começamos a jogar fácil. Secretário, lembre-se:  Todo resultado positivo, cairá no seu colo. Então para que desperdiçar talentos e esforços, mesmo?

D – ECONOMIA LOCAL – VIA SIMTUR > CALENDÁRIO TEMÁTICO DE EVENTOS ANUAL

Se você acha que o Turismo não é valorizado, é porque ainda tens insistido no binômio das trevas: Quermesse e Gincana. Estes são aqueles eventos pingue-pongue que acontecem de forma esporádica, e por vezes são um remake do que acontece em outras Cidades. Podem até deixar uns e outros felizes, mas que não agregam nenhum valor ao seu DNA (Destination Natural Appeal* ou Apelo Natural do Destino). Fazem parte daquele grupo de ações que sugam toda a equipe para só dois dias de Cidade cheia, reforçando a infeliz sazonalidade. E o que é pior. Te deixará longe…mas muito longe daquele reconhecimento que você tanto reclama…Saia dessa!!! Agora!!!

Ao invés de ficar retardando aquilo de fato deve ser feito, comece a olhar para os principais setores econômicos da sua Cidade. Reuna-se com os principais empresários de cada setor, e investigue quais ações são possíveis, e que podem dar mais visibilidade (promoção) ao que se produz na sua Cidade. Em outras palavras, como o grupo do turismo (SIMTUR = SECTUR+C&VB+COMTUR) pode ajudar os Setores Econômicos mais estratégicos e que mais empregam, a vender mais?

Com isso, você estará ajudando aqueles que mais tem o poder de influência na sua Sociedade. Aqueles que todos os candidatos à cargos do Legislativo e Executivo irão e estão pedindo contribuição para as respectivas campanhas. Será apoiando os principais geradores de emprego e renda, que o seu trabalho começará a ter aquele reconhecimento que você tanto reclama.

* Nome criado pelo Blog Gestão & Política de Turismo no Município.

Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo

Abraço e obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Meu trabalho é auxiliar Governos na busca por  processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado. O resultado e o que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para eduardomielke@yahoo.com.br

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!!!Screen Shot 2018-06-16 at 13.54.10

 

 

 

 

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