Mídias Sociais (MS), no contexto da Gestão do Turismo no Município, nada mais são do que pegadas. Marcas digitais deixadas por aqueles que visitaram. Manifestadas por fotos, comentários ou simples “likes”, são mensagens que nos fornecem o que é de mais importante, diria primordial: As experiências/expectativas de cada um que foram vividas ou àquelas que ainda fazem parte do imaginário. E tudo isso, podem ser rastreadas…assim sendo, podem ser analisadas…
Ainda que essenciais, pasme. Hoje, segundo a social mídia trends, 25% das empresas não os analisam como forma de fundamentar suas próprias estratégias de competitividade. E se isso acontece no mundo corporativo…Imagine no público, não é mesmo?
“Só para não dizer que não falei das flores”: Para aqueles que querem entender melhor (tecnologicamente falando), sugiro duas leituras que ajudarão você neste processo. Para começar, acesse o Marketing de Conteúdo traz boas e simples dicas de como medir (métricas) as MS…. E o mais legal de tudo isso, não custa nada…nem mesmo obter os resultados…
Voltando….
Destinos Inteligentes não só monitoram os “likes”, mas também o fluxo turístico em todos os atrativos. Logram mapear o que está acontecendo qualitativamente e quantitativamente. É através deste processo que aglomerações excessivas podem ser melhor manejadas nos espaços, observando pontos fortes, fracos e oportunidades de cada atrativo.
Destinos Inteligentes estão fazendo isso com pouquíssimos recursos. Mesmo porque a informação é barata. Veja o caso da Holanda, cujo orçamento para gestão das MS este ano é de R$ 315 mil. Todos os destinos de fundamento, já direcionaram Políticas de Turismo específicas para promover a gestão destas fontes infalíveis de informações. Tem em seus quadros, servidores nomeados para analisar e produzir diagnósticos reais a partir deste mundo de dados que são fornecidos de graça por cada Turista que visita cada lugar….ou usa um serviço público…
E a sua Cidade, já possui uma Política assim?? Ou ainda está na era-medieval do folder/mapa/roteirinho?? Se você é Secretário de Turismo ou responsável (público) por alguma Rota ou Produto, cujo Estado é o principal mantenedor, não há mais desculpa para que bons planejamentos estratégicos possam ser elaborados com mais propriedade. Não mesmo. Chega do #estousemdinheiro!!!
Se sua Cidade já faz isso…ufa!!! Fico muito feliz, mas estes relatórios são compartilhados no COMTUR? Aliás, isto é ou já foi algum dia pauta do COMTUR? E o C&VB da sua Cidade, promove o intercâmbio de forma cooperada destas informações? Ou cada um guarda para si, a quatro chaves, ainda pensando que o hotel vizinho é meu concorrente??
Será que há muito o que fazer? Ou será que estou perguntando demais…???
Dúvidas? Esclarecimentos?? Pergunte!! Mande um inbox na Fanpage!! Se gostou curta e compartilhe…informação parada afunda….
Abraço. Mielke, Dr.
1 comentário em “Texto 69 – COMO COMEÇAR A TIRAR PROVEITO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA PROMOVER. SUA CIDADE!! Serie SIMTUR, por Eduardo Mielke.”