TEXTO 156 – O REAL PAPEL DA SECTUR. PARTE II. Série SIMTUR, por Eduardo Mielke.

Tirando aquilo que nem de longe, e nem de perto, é função de uma SECTUR, vamos agora focar no que realmente interessa. Seus reais papéis. Ah! E da próxima vez que um empresário ou dirigente de entidade lhe perguntar o que a Secretaria está fazendo para melhorar as vendas dele, peça que leia a Parte I. Facilita….

Ah!  Se esta é a sua primeira vez, seja bem-vindo ao Blog Gestão & Política de Turismo no Município. Nosso objetivo é ajudar gestores públicos e técnicos para colocar sua Cidade no Mapa do Mercado Turístico e de Eventos. Se já acessou outros textos, obrigado mais uma vez pela confiança. Se gostou, compartilhe e curta. Toda semana tem um novo texto.

Então vamos lá. Aqui tens as DUAS essenciais, e quase que únicas, funções reais de uma Secretaria de Turismo:

c) Captar recursos através de Convênios Federais, para investimentos em projetos estruturais e estruturantes. 

Você, que trabalha numa Secretaria, já deve ter ouvido falar em SICONV – Sistema Nacional de Convênios. Um dos principais papeis é a captação de recursos junto ao Governo Federal, tanto para projetos estruturantes (elaboração de projetos, consultorias), bem como estruturais (intervenção física, como obras). E você não precisa necessariamente recorrer ao MTUR. Muito pelo contrário, há recursos de programas do Governo Fed. em outros ministérios.  Ou converse com o Prefeito e acione a bancada do Dep. Federal da base, para que emendas parlamentares possam ser pensadas…

Para começar, você precisa atuar em algumas direções simultaneamente, a saber: 1º Trazer a partir das discussões do COMTUR, quais são as principais demandas (intervenções necessárias, como melhoria de acesso, sinalização, projetos, etc.). Uma vez chancelado no conselho. 2º Reunir-se com o Secretário de Administração, que normalmente comanda os processos de licitação e traçar as estratégias, incluindo ter o “ok” do Alcaide. 3º Entender de SICONV para inserção dos projetos. Não se esqueça de sempre que possível, atualizar o COMTUR sobre o andamento do processo.

Uma secretaria que gasta energia na captação de recursos, ganha mais prestígio junto a Prefeitura em todos os níveis. De quebra também, começa a trabalhar com mais qualidade, na media em que passa a fazer algo público dentro do público. E não precisa se meter em algo que é privado, como elaborar roteirinho, rotazinha, folderzinho…. E aqui vai uma dica: estude os modelos de PPP (Parceira Público Privada) sobretudo para uso de espaços públicos que podem se transformar em equipamentos turísticos e ou atrativos. São 4 modelos existentes, cada um com as suas peculiaridades…

d) Promover a Cooperação através do COMTUR + C&VB, usando da prerrogativa de ser poder público para articular ações estratégicas, com o 3o setor e o mercado.

Só pelo fato de ser Secretário ou Diretor de Turismo da SECTUR tem acesso a pessoas e entidades, dentro do próprio poder público que nenhum empresário tem ou presidente de qualquer entidade. O público recebe melhor quem está no público, pois sabe que as demandas serão resolvidas no campo da política. 

Além disso, use o status de poder público para promover a cooperação entre os diversos elos da Cadeia de Valor do Turismo (por favor, o termo cadeia produtiva é tecnicamente equivocado – Turismo não produz nada, o seu uso provém de uma série de serviços que são prestados, cada um com o seu valor monetário – Logo, Cadeia de Valor). Um dos grandes gargalos do turismo no Município, é que via de regra, a oferta é muito desconexa e desconectada entre si. Quer um exemplo? Na sua Cidade, entre nos hotéis e vá direto a recepção. Se você encontrar mais folders de delivery do que de passeios (mais coisas para comer do que para fazer), você já tem trabalho pela frente. 

Municípios fortes, e que dão certo, tem na cooperação a sua forma e fonte para melhorar a competição e a inovação. Daí o Cooperar para Competir, que sempre falo aqui. São os empresários turísticos que precisam se sentar e trabalhar juntos na elaboração do “o que fazer, como fazer, mercado…promoção”. E neste processo, se a Secretaria não tomar a iniciativa e instigar que ações sejam levadas a cabo por e através deles, nada vai muito a frente.

E por fim, é vital que a Secretaria, use mais uma vez da sua prerrogativa, para articular com o 3o Setor e as universidades. A pauta aqui é a capacitação de empresários sobre os conceitos e aplicação da economia criativa, comportamento do consumidor pós-C19 e promoção e gestão das mídias sociais de cada negócio. E se tais conhecimentos não estiverem facilmente ao alcance da oferta turística, pouco a cidade irá avançar sobre a demanda. Em suma…será o mesmo do mesmo que você irá encontrar. É como querer resultados melhores fazendo as mesmas coisas. Pense nisso….Secretário de Turismo.

Para mais detalhes, dúvidas ou esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo ou escreva para emielke@kau.edu.sa

Obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Desde 2004, meu trabalho  é ajudar você que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são para auxiliar/orientar também, aqueles Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para emielke@kau.edu.sa

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