EVENTOS são tudo de bom para o destino. Porém dão um trabalhão, consomem equipe e podem drenar boa parte dos recursos da pasta. E é fácil se perder, viu? Por isso mesmo, e desde já, é preciso separar o joio do trigo. Há dois grupos deles que você precisa entender. A compreensão desta diferença impacta diretamente na gestão da Sectur, na motivação de equipe, nos recursos disponíveis, nas relações com o mercado e, principalmente, na forma como a Cidade e o Prefeito olharão o seu trabalho. Neste 2o texto da Série Especial SECTUR 1os PASSOS, vamos mostrar caminhos e algumas orientações sobre este tema. Então vamos lá…
Ah! Se esta é a sua primeira vez, seja bem-vindo ao Blog Gestão & Política de Turismo no Município. Desde 2016, mais de 40 mil pessoas já leram os nossos textos. O objetivo aqui é te ajudar a colocar sua Cidade no Mapa do Mercado Turístico e de Eventos. Se já acessou outros textos, obrigado mais uma vez pela confiança. Se gostou, compartilhe e curta!! Muito obrigado pela confiança. E o mais importante, se copiou algum trecho ou fez referência, cite a fonte. Seja ético. 😉
Separo os eventos em dois grupos bem distintos: A – Eventos da Prefeitura ou Populares ou do Prefeito; e B – Eventos Estratégicos ou de Mercado.
A – EVENTO DA PREFEITURA OU POPULARES. São aqueles que o Prefeito literalmente tem muita influência, do tipo manda mesmo. Para este grupo de eventos, recomendo fortemente que você combine com o Prefeito e crie um Núcleo de Eventos dentro da Sectur, mas diretamente ligado à Sec. de Governo, ou com uma certa “automomia”. Explico-me: Um núcleo que tenha um Comitê Gestor onde outras Secretarias Municipais, como as de Governo, Segurança, Cultura, Esportes e Procuradoria, façam parte, sejam comprometidas e que seja coordenado por um Sub-Secretário que você controla/confia. O importante é otimizar a gestão e, principalmente blindar a origem e gestão das verbas. E acredite, para este grupo..haja verba. Eventos consomem muito recurso e você precisa do apoio das demais Secretarias como forma de não drenar o da sua pasta. Por experiência, o Carnaval (ainda que neste ano não irá ter), consome, em média, 80% do seu orçamento anual. Fique esperto! Formando este comitê, os processos ficam mais transparentes, a responsabilidade e envolvimento são compartilhados. Você terá mais poder de barganha ao longo do ano, não precisando se espantar todo mês de Março, ao perceber que você já está sem caixa para os próximos trimestres. Além disso, sempre se preocupe com o que assina. 😉
B – EVENTOS ESTRATÉGICOS E DE MERCADO. Aqui a história é totalmente diferente. Este grupo de eventos é aquele que:
- Faz a marca da Cidade = IDENTIDADE percebida pelos locais e pelo mercado.
- Pode alavancar várias pequenas economias do seu Município, privilegiando setores produtivos genuinamente locais (normalmente artesanais), melhorando as oportunidades de venda e ganho de qualidade.
- Deve ser tratado com mais esmero, pois estão ligados a capacidade de gerar orgulho e pertencimento do local e pelos locais.
- Faz o DNA do seu Município emergir, fazendo a MARCA da sua Cidade.
Para início, oriento fortemente o desenho de um Calendário Anual de Eventos dentro e pelo COMTUR. Se na sua Cidade há C&VB melhor ainda, pois eles são essenciais. O mesmo serve se contar com a Associação Comercial do Município. Este calendário deve estar separado por períodos, que chamo de Estações, de dois meses cada. É como se fosse a temporada de cada Estação. Observe com muita atenção está equação abaixo:
01 ESTAÇÃO = 01 SETOR ECONÔMICO ESTRATÉGICO DO MUNICÍPIO**
Explicação: Todo município possui alguns setores que se destacam, como produção de Boné ou Cerveja, Louças, Chocolate, Cerâmica…etc. Identifique os 5 principais que mais trazem “a cara” do Município. Que mais carregam o seu DNA. Que mais simboliza aquilo que o Município é. Que mais pode trazer o sentimento de orgulho à população. Que mais gera e beneficia pequenos negócios no município. Que mais gera empregos e renda local. Identificou?
** Caso não tenha 5 setores econômicos, você pode inserir nas estações um período religioso ou algum acontecimento que seja genuíno do seu Município. O importante é diversificar, incluir e legitimar o que o seu Município tem de mais potencial.
Próximo passo. Cada SETOR ESTRATÉGICO equivele a 01 ESTAÇÃO. Então a ideia aqui é desenvolver com o COMTUR+C&VB+AssCom um programa de atividades ao longo de cada estação direcionado aquele setor estratégico. Esta programação pode começar um uma pequena exposição e 1 workshop. Já no ano seguinte, a exposição pode ter mais expositores e mais workshops…e assim vai indo. Do ponto de vista tático-operacional e de mercado, a sedimentação das estações parte da otimização-diversificação do seu tema principal. Além disso, do princípio dos 3Cs (CONSISTÊNCIA, CONVERGÊNCIA E CONTINUIDADE), ao longo dos 4 anos da sua gestão. Em outras palavras, será a REPETITIVIDADE DOS TEMAS + COM UM INTENSO, SISTÊMICO E CONSTANTE GANHO DE QUALIDADE DA PROGRAMAÇÃO, que fará o MERCADO RECONHECER O SEU MUNICÍPIO COMO UMA OPORTUNIDADE DE (NOVOS) E BONS NEGÓCIOS.
É O COOPERAR PARA COMPETIR! Pense nisso
Se você achou que este método faz sentido, você está quase que sozinho hoje. Numa pesquisa que fizemos em 2018, apontou que 87% dos Municípios não fazem esta conecção e são os mesmos Municípios que reclamam de falta de prestígio do poder público na SECTUR. Também, não é para menos, né? Esta ligação entre EVENTOS + SETORES ECONÔMICOS traz muitos benefícios e aqui te listo alguns. Aliás, use isso como argumento e você verá que o prestígio do seu trabalho começará a trazer resultados efetivos.
São eles:
- FORMAÇÃO E SEDIMENTAÇÃO DA MARCA: Sedimentação da marca do município pelo seus setores produtivos.
- GANHO DIRETO DE PRESTÍGIO: A classe empresarial e política do município irá perceber a importância do traballho da Cooperação, desta forma irá entender a necessidade dos 3Cs dentro do processo de gestão.
- AUMENTO DA AUTO-ESTIMA DA COOPERAÇÃO ATRAVÉS DO COMTUR: O conselho se fortalece e as ações da SECTUR, sobre tudo no processo de Captação de Recursos ganha fôlego de ser feito melhor.
- EFEITO BOLA-DE-NEVE: A medida em que as Estações ganham dias…na sua programação ao longo dos anos, cada Estação passará a ter vida própria, fazendo parte das expectativas das pessoas e do mercado. Cada vez mais você irá precisar trabalhar menos, pois o próprio empresariado local se encarrega de avançar com o evento.
No Blog tem outros textos que trazem mais detalhes sobre o eventos no Município. Aqui tem os links: Texto 60, 61, 62 e 113.
Espero que a leitura desdes textos te ajudem a olhar para o que interessa e o que dá resultado. Pense nisso. Para mais detalhes, dúvidas ou esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo ou escreva para eduardomielke2@gmail.com
Obrigado pela confiança e até o próximo texto.
Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Neste ano de 2021, completo 20 anos como Professor de Turismo e desde 2004, meu trabalho é ajudar você, que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são também para orientar Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. Turismo é negócio. Turismo é no município. O resto é conversa fiada.
Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para eduardomielke2@gmail.com
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