Texto 166 – Como reascender o COMTUR, retomar o rumo certo e olhar para frente. Série SIMTUR, por Eduardo Mielke.

Neste 1,5 ano, enloquecendo e flertando com a sanidade do insano, fomos e voltamos várias vezes e adiantamos muitos processos….Mas, porém, atrasamos outros. Na esteira da incerteza, da instabilidade e da ausência de referências, ficou muito difícil depositar crédito em processos que ainda necessitavam e necessitam de muito trabalho corpo a corpo – olho no olho. O que é algo até natural. Entidades sentiram, e dentre elas, e sobretudo, os COMTURs. Este texto traz dicas e orientações de como trazer a turma de volta … com gás e ânimo para empreender e começar o ano! Não será fácil…se prepare para muito cafezinho e muito C14H10BrN3O….

Ah! Se esta é a sua primeira vez, seja bem-vindo!!! O objetivo aqui é te ajudar a colocar sua Cidade no Mapa do Mercado Turístico e de Eventos. Se gostou, compartilhe e curta!! Muito obrigado pela confiança. E o mais importante, se copiou algum trecho ou fez referência, cite a fonte. Seja ético. 😉

Por cima deste período que seguimos vivendo…a pressão sobre os COMTUR é ainda maior. O atendimento das diretrizes do Mapa do MTUR e as leis específicas de algumas UFs, que o digam. É claro que, ter ou não COMTUR, somente, não significa MESMO que o turismo irá avançar. Ledo engano de quem escreve tais leis, mas isso é outro papo. O fato é que na ponta, muitos Presidentes e dirigentes se vem com um baita desafio de mobilizar a turma outra vez para dar continuidade aos trabalhos. E para ajudar, somam-se a isso os casos (não tão isolados assim) de disputas políticas locais, destemperando o dia-a-dia dos conselhos, além de Prefeitos tentando tratar COMTUR como conselho de educaçao ou saúde…o que é claro que não vai dar certo. Diante disso tudo, o foco definitivamente não é poder público, mas sim aqueles que fazem a “coisa” acontecer…E de certa forma tempo de blá-blá-blá… já passou. Precisamos de ação!!!! Atitude!!! Então, aqui vão duas orientações que recomendo serem feitas ao mesmo tempo, mas partindo sempre de dentro para fora (SEMPRE!!)

PRIMEIRO – FOCO NO EMPRESARIADO LOCAL. Desde logo, tente ao máximo passar ao das brigas políticas e ruídos histéricos vindos do Executivo e ou do Legislativo. Mesmo porque, eles não vão te levar a lugar algum agora. O que importa é olhar para o negócio turístico. Olhe para os empresários e para o COMTUR, para a formulação-ação IMEDIATA de uma AGENDA POSITIVA tendo por base na articulação e promoção de ações de curto prazo e que dê resultados imediatos e perceptíveis. Dentre elas: Ações de compra e venda coletivas de insumos, promoções cooperadas de programa de descontos… Agora é hora de colocar as pessoas da cadeia de valor – compradores e vendedores para conversar mesmo!! (DICA EXTRA: Faça isso por semelhança – hoteleiros com hoteleiros, guias com guias…etc). A ideia aqui é colocar ideias para funcionar e não cabeças para lamentar. Muitos empresários nunca se sentiram tão abandonados e qualquer movimento que associe cooperação + minimizar custos + potencializar resultados, ajuda. …Aliás, terá efeitos no longo prazo inestimáveis. E aqui não estou somente a falar de trabalhar junto. Falo de resultados financeiros no final de cada mês.

SEGUNDO – FOCO EM QUEM MORA AÍ DO SEU LADO. Do ponto de vista estratégico, olhe muito para O CIDADÃO QUE MORA NO SEU MUNICÍPIO. Entenda como a AGENDA POSITIVA, associando pequenos setores da economia artesanal, economia criativa e entretenimento, para movimentar o orgulho, o ânimo e o bolso de quem mora perto de você. ISSO MESMO…pois se ele não gastar no seu Município, mais cedo ou tarde ele o fará em algum lugar. Ah! E por mais que você ouça coisas aqui e ali, o trabalho com a região só se justifica se o seu Municipio é próximo de uma grande cidade, pois aí aquele morador de lá pode ajudar a fazer a diferença aí. Este olhar para sua cidade se faz junto com a articulação dos empresários comentada acima. E neste contexto do olhar ao Cidadão e para sua Cidade, o traga à pauta o FOCO NO CALENDÁRIO DE EVENTOS forte, já, e inclusive, para este Natal. Se tem uma coisa que pode juntar os empresários são os eventos, SOBRETUDO a contrução de um… Além daqueles benefícios conhecidos e previsíveis, o calendário tem o objetivo de trazer um olhar ao futuro próximo ao empresariado.

Veja! Trazer estes assuntos agora é a forma mais assertiva de trazer o engajamento do empresariado que se sente hoje na zumbilândia, cambaleando ainda e se recuperando dos traumas causados pelo TCHAN-TNHÊ-TCHON 19. Contudo, dê corda a eles, trazendo junto a respectiva responsabilidade. Lê-se: SECTUR, é para você induzir e articular, e não ser dono desta AGENDA POSITIVA. Todos estes FOCOS devem ser capteneados pelo COMTUR, com o apoio forte da Ass. Comercial ou C&VB, e da SECTUR, é claro. É num cenário coletivamente desolador que se fixam os pilares da prosperidade. O ruim já é conhecido, mas não quer dizer que precisamos lá ficar. Pense nisso e …e é esse o seu caminho e argumento. Mãos a obra…e mais um café, por favor! 🙂

Espero que a leitura desdes textos te ajudem a olhar para o que interessa e o que dá resultado. Pense nisso. Para mais detalhes, dúvidas ou esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo ou escreva para eduardomielke2@gmail.com

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!

Obrigado pela confiança e até o próximo texto.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Neste ano de 2021, completo 20 anos como Professor de Turismo e 17 anos como consultor. Desde 2004, meu trabalho  é ajudar você, que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são também para orientar Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. Turismo é negócio. Turismo é no município. O resto é conversa fiada.

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