TEXTO 171: AGORA QUE O VERÃO PASSOU, NO QUE A SECTUR PRECISA AVANÇAR? SÉRIE ASSOCIAÇÕES DE TURISMO, por Eduardo Mielke.

Em fim, mais um verão!! Mas, este foi com um gosto especial de retomada. Com a pandemia indo-se (graças ao nosso bom Deus), as coisas tendem a seguir seu rumo. Contudo, você já deve ter percebido que muito do comportamento do consumidor mudou. Nunca antes a cooperação entre o privado e o público foi tão importante. E é por isso mesmo,que precisamos rever muitas estratégias, e nada mais oportuno, que tomar certas decisões importantes!! Vamos a elas??

Ah! Se esta é a sua primeira vez, seja bem-vindo!!! O objetivo aqui é te ajudar a colocar sua Cidade no Mapa do Mercado Turístico e de Eventos. Se gostou, compartilhe e curta!! Muito obrigado pela confiança. E o mais importante, se copiou algum trecho ou fez referência, cite a fonte. Seja ético. 😉

Em primeiríssimo lugar, aproveite o contexto em que vivemos e traga o empresariado para dentro do processo de tomada de decisão sobre os rumos do turismo do seu município, através do COMTUR. Mas, faça isso de fato e de direito. Reveja a Lei do COMTUR, e o seu Regimento Interno. Esta história de paritário NUNCA FUNCIONOU. COMTUR só consultivo, tão pouco. E presidente de conselho sendo da própria secretaria de turismo, é o final dos tempos!!! Secretário, se é que você que me lê, cooperação e engajamento de verdade só virá se abrires mão daquilo que na verdade nunca foi seu: o mercado turístico. Chega de roteiriinho-folderzinho-eventinho…tudo inho…

Todas as decisões táticas-operacionais, estratégicas e de planejamento do turismo, perpassam por uma clareza dos papeis de cada um, poder privado, iniciativa pública e terceiro setor. O SIMTUR é isso. E o estabelecimento desta clareza vem de uma SECTUR moderna, e que percebe as vantagens em se fortalecer através e pelo empresariado local. Sem medo e sem receio de estar perdendo poder, (ainda que, infelizmente, muitos prefeitos achem isso) o planejamento desta inserção do trade está na sua segunda missão. Não decida nada sozinho, secretário. Sensibilize, mobilize e articule.

Por isso que as associações empresariais são tão importantes. Se na sua cidade não há um C&VB, com certeza terá uma Associação Comercial ou uma CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) ou um Sindicato Patronal. Estas entidades são a sua base organizacional às mudanças que no turismo precisa acontecer. Procure aproximá-los, não somente do debate e das conversas, mas sim das decisões sobre os eventos, sobre as ações estratégicas da sectur. Ninguém faz nada sozinho. Aproveite que estamos saindo das sombras e busque a luz através do olhar de quem fazer negócio de verdade. O resto é tudo 171.

Espero que a leitura desdes textos te ajudem a olhar para o que interessa e o que dá resultado. Pense nisso. Para mais detalhes, dúvidas ou esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo ou escreva para eduardomielke2@gmail.com

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!

Obrigado pela confiança e até o próximo texto. Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Desde 2004, meu trabalho  é ajudar você, que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são também para orientar Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. Turismo é negócio. Turismo é no município. O resto é conversa fiada.

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