TEXTO 172: 3 MOTIVOS PARA QUE O PREFEITO NÃO TENHA MEDO DO COMTUR. Série SIMTUR, por Eduardo Mielke.

Não é raro ver alguns Prefeitos terem (muita) desconfiança do COMTUR. Ainda mais daqueles que optaram por abrir as portas ao empresariado, trazendo, desta forma o mercado para dentro do processo decisório. Neste texto, você vai ver a seguir 3 motivos pelos quais, Prefeitos não somente devem apoiar os conselhos, mas e sobretudo, incentivar o seu crescimento e desenvolvimento.

Ah! Se esta é a sua primeira vez, seja bem-vindo!!! O objetivo aqui é te ajudar a colocar sua Cidade no Mapa do Mercado Turístico e de Eventos. Se gostou, compartilhe e curta!! Muito obrigado pela confiança. E o mais importante, se copiou algum trecho ou fez referência, cite a fonte. Seja ético 😉. 

MOTIVO 1. TURISMO É NEGÓCIO … e demanda decisões embasadas em critérios técnicos e fundamentalmente de mercado. Ponto. Como a Prefeitura é uma empresa pública que não vende nada e não pode vender nada, nada mais inteligente que trazer o empresariado para ajudar a tomar as melhores decisões quanto aos rumos do turismo do seu município. Mesmo porque, com 0,67% do orçamento anual para o Turismo, não dá né!!! E 99% sucesso do turismo no seu município dependerá do quanto os negócios e eventos prosperarem, e não a Prefeitura. Na verdade ela, vem a reboque…e não o contrário.

MOTIVO 2. ATRAIR INVESTIMENTOS… e se a Prefeitura quer realmente avancar e aparecer, vai precisar atrair de recursos, lê-se: investimentos públicos, e sobretudo privadost. E isso implica em enviar mensagens claras aos investidores. E uma delas é ter um COMTUR com a maioria empresarial, demonstrando assim ter uma política clara de acolhimento ao investidor. Conselhos com muito “mimimi”, politizados, vaidosos, “umbigueiros”, fiscalizadores e sem pró-atividade, são chatos e afastam o dinheiro novo.

MOTIVO 3 – IMAGEM DO PREFEITO …e da gestão é uma construção resultante do êxito da implementação dos motivos anteriores. Assim, estas decisões estratégicas sendo tomadas com orientação, deixarão, no médio prazo, a cidade mais interessante e legal desde o ponto de vista de imagem. Muito mais acolhedora para seus habitantes e investidores e, sobretudo, mais propensa a gerar mais emprego e renda. E isso tudo, certamente fará a cidade entrar num caminho virtuoso captaneando a vinda de outros negócios, diversificando a opções de lazer, gastronomia, etc…. O engajemento empresarial com legitimidade trará resultados, que no final das contas, irão cair no colo da gestão municipal. Mais precisamente no colo do Prefeito, né? Em outras palavras, serão os negócios/empresários que trabalharão pela cidade, dando ao Alcaide o legado ad aeternum de prosperidade. Simples assim.

Prefeito: Vai fundo e sem medo de ser feliz!! Tudo começa e termina no e pelo COMTUR, pense nisso.

Espero que a leitura desdes textos te ajudem a olhar para o que interessa e o que dá resultado. Pense nisso. Para mais detalhes, dúvidas ou esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo ou escreva para eduardomielke2@gmail.com

Obrigado pela confiança e até o próximo texto. Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Desde 2004, meu trabalho  é ajudar você, que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são também para orientar Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. Turismo é negócio. Turismo é no município. O resto é conversa fiada.

Deixe um comentário