TEXTO 174 – FEIRAS DE TURISMO. O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO JOGAR FORA SEU DINHEIRO. Série SIMTUR, por Eduardo Mielke.

Nas feiras há dois tipos de stands. Tem aqueles que são organizados para gerar negócios e outros que mais parecem uma quermesse de salame e queijo colonial. Então, se você é proprietário de uma empresa de Turismo e vende seus roteiros produzidos por você mesmo, do tipo de Turismo de aventura ou citytour ou Turismo rural, este texto é para você. Em todo negócio, seja lá de que setor for, as feiras e exposições sempre fizeram parte da estratégia de qualquer empresa, né? Pois é, mas no setor turístico para este perfil de empresas, é preciso saber algumas cozitas…. Então aqui vão aquelas dicas que você só encontra aqui no Blog.

Ah! Se esta é a sua primeira vez, seja bem-vindo!!! O objetivo aqui é te ajudar a colocar sua Cidade no Mapa do Mercado Turístico e de Eventos. Se gostou, compartilhe e curta!! Muito obrigado pela confiança. E o mais importante, se copiou algum trecho ou fez referência, cite a fonte. Seja ético. Seja Correto.

Para que você entenda, vou te contextualizar a questão….

Historicamente a divulgação do Turismo dos Municípios sempre ficou a cargo das Secretarias de Turismo – SecTurs. Como consequência desta marola fumacenta e como sendo também o TOP da ação de divulgação do Município, é quase que regra encontrar nas feiras e exposições, secretários de Turismo e suas equipes distribuindo aquela coletiva e aloprada pilha de folders a esmo, literalmente para qualquer pessoa que passe na frente do stand. Em outras palavras, e para ser direto ao ponto: O sucesso do seu negócio estará nas mãos de uma funcionária de uma prefeitura que não está ali para vender e muito menos para participar de rodadas de negociação. A final de contas ela é poder público, não é?

E se você ainda não visualizou o cenário, ele desce ainda dois tons. Mesmo que eu tenha observado algum avanço neste conceito de evento de negócios, as exceções ainda são a regra. E como são as secretarias que sempre vão, as pessoas do mercado (agências e operadoras) ainda são a minoria. Não é para menos, não é mesmo? Em suma, boa parte daquilo que era para ser um impulso ao seu negócio, vira na verdade um grande encontro de amigos que se reúnem, disfrutando de recursos públicos, algumas fatias de salame e para, literalmente, fazer Turismo. Um baita desperdício. 

Ainda que este cenário venha mudando a muito custo, sem que ninguém o questione muito, este cômodo modus operandi é uma herança vinda de fora, plenamente adotada ao longo das décadas pelos governos estaduais e federais. E os Municípios, sem muita referência seguiram no mesmo baile. E como ainda é (muito) difícil mostrar lhes a direção correta!!!!

Dito isso, vamos então as dicas para que você não gaste dinheiro com salame…

PRIMEIRO PONTO. Boi engorda com o olho do dono. Se você não vai a feira, não perca seu tempo. O resultado não virá. Mesmo que distribuam seu material, você não terá o menor controle para quem eles foram entregues. E toda essa papelaria, ao final da feira vai parar certamente no lixo. Quem frenquenta estes eventos, sabe disso…

SEGUNDO PONTO. Se você não pode ir a feira, hoje quase que todas tem a o módulo híbrido. Isso significa que você pode acessar possíveis agências e operadoras de viagens que comercializam produtos com o teu perfil de forma remota. Aliás, as plataformas de organização de eventos te permitem ver quem virá a feira. E vendo que irá, dá para você se programar…

TERCEIRO PONTO. Se você vai, tente se preparar com produtos com melhor valor agregado. Não venda só o seu roteiro, seu hiking ou voo livre. Busque agregar como mínimo, a hospedagem, alimentação, transporte e seguro. Customize e não esqueça do componente da criatividade. E por favor!! Formule uma boa política de comissionamento para as rodadas de negócios. Lembre-se as pessoas vão te vender se você comissiona. Simples assim.

QUARTO PONTO. Se você vai e a Secretaria de Turismo do município também, combine com o secretário e use o stand para ser o seu “escritório” de negócios. Em outras palavras, use o investimento que foi público, para alavancar o seu e dos seus parceiros.

QUINTO PONTO. Se você é Secretário de Turismo e me lê agora, desenhe seu stand para ter duas partes. A do salame e dos negócios. Só uma ou só ou outra, não irá funcionar. E para deixar isso bem azeitado e atrativo, use sua equipe para (1) mapear produtos agregados do seu município (ver TERCEIRO PONTO), (2) mapear agências e operadoras que irão estar na feira e (3) coloque estas informações à disposição das empresas turísticas do seu município e (4) monitore esta rede de contatos. Quem marcou reuniões com quem, mas sem fazê-los propriamente dito. É um trabalho de mediação seu, entre compradores e vendedores.

E no mais, bons negócios. 

Espero que a leitura desde texto te ajude a olhar para o que interessa e o que dá resultado. Pense nisso. Para mais detalhes, dúvidas ou esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo ou escreva para eduardomielke2@gmail.com 

Obrigado pela confiança e até o próximo texto. Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Desde 2004, meu trabalho  é ajudar você, que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são também para orientar Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. Turismo é negócio. Turismo é no município. O resto é conversa fiada.

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